om mais de um milhão e meio de habitantes, Goiânia é uma das mais importantes capitais da região Centro-Oeste, coração do Brasil. Seu passado de cidade planejada Art Déco se mistura à explosão de crescimento, visível no mar de arranha-céus que vão tomando conta do cenário.
Goiânia é uma cidade única e vai te encantar com sua originalidade e tradição. Há muito o que descobrir e experimentar!
Neste post, vou te dar todas as dicas do que fazer em Goiânia, incluindo alguns segredinhos que descobri ao longo dos anos na minha terra natal. Bora?
Navegue por dica do que fazer em Goiânia
No final do post você encontrará dicas práticas de viagem para Goiânia que te ajudarão demais no seu planejamento.
Para começar a sua viagem por Goiânia, visite a Praça Cívica, oficialmente batizada de Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira. Em homenagem ao fundador da cidade.
No Plano Diretor de Goiânia, pensado pelo arquiteto-urbanista Attílio Corrêa Lima nos anos 1930, a praça seria o marco inicial da nova capital de Goiás.
E a partir dela, fluiriam todas as grandes vias, incluindo a avenida monumental da cidade (atual Avenida Goiás), que liga a Praça Cívica à Estação Ferroviária.
Os destaques da Praça Pedro Ludovico Teixeira, são:
Como já deu para perceber, a jovem capital goiana é cheia de lembranças arquitetônicas de seu passado de cidade planejada.
E não é pouca coisa não! Goiânia possui um dos maiores conjuntos arquitetônicos de Art Déco do mundo. Com 22 edifícios e monumentos públicos tombados pelo IPHAN como patrimônio histórico.
Você pode conhecer alguns deles em um roteiro pelos destaques art déco da região central de Goiânia.
Comece pelo Conjunto da Praça Cívica, que inclui doze dos vinte e dois patrimônios tombados pelo IPHAN.
Além dos edifícios famosos que já citei anteriormente, os destaques art déco dos arredores da Praça Cívica, são:
Outros importantes marcos art déco em Goiânia, são:
Do passado art déco para o presente arte urbana. A Goiânia dos dias de hoje carrega em seus muros e empenas de prédios obras de ótimos artistas urbanos locais. Alguns deles, são: Bicicleta sem Freio, Wes Gama, Rustoff, André Morbeck e Decy.
Você pode ver os trabalhos destes artistas nas ruas da cidade ou em endereços famosos pela concentração de arte urbana em Goiânia.
O Beco da Codorna, uma espécie de galeria a céu aberto no centro da cidade.
E o Bosque dos Pássaros, um dos jardins secretos do Setor Sul. Lá você pode passear pelo espaço verde e ao mesmo tempo encantar-se pelas artes coloridas nos muros.
Uma das coisas essencias para se fazer em Goiânia e qualquer outra cidade que se queira conhecer bem, é visitar os mercados públicos locais. Sou totalmente apaixonada por eles e pela oportunidade de conhecer o desenrolar diário das comunidades que os frequentam.
Goiânia tem 7 mercados públicos, mas para facilitar a sua vida, vou citar 3 dos meus preferidos:
O Mercado Central de Goiânia, na Rua 3, é a pedida certa para encontrar produtos típicos de artesanato, culinária e vestuário. O mercado é pequeno, mas tem algumas preciosidades, além de estacionamento e lanchonetes.
O Mercado Popular da Rua 74, construído em 1953, é outro mercado tradicional da cidade. Desde 2006 conta com uma programação de eventos culturais e apresentações. A pedida aqui são os bares com cachaças artesanais e aperitivos típicos.
O destaque do Mercado Municipal de Campinas, na Avenida São Paulo, é com certeza o Inacio’s, uma lanchonete tradicional que faz parte da minha infância. Minha avó costumava nos levar até lá só para comer quibe e/ou o enroladinho de queijo com cobertura de açúcar e coco. Imperdível!
E já que o assunto passou virou comida, a gastronomia goiana é um dos grandes atrativos desse estado maravilhoso!
Experimente a culinária goiana em um dos restaurantes típicos da cidade. Delicie-se com arroz com pequi, as melhores pamonhas do Brasil, galinhada com guariroba, empadão goiano, paçoca de carne no pilão e biscoito de queijo caseiro.
E não esqueça a ‘jantinha’! Acompanhamento essencial dos espetinhos vendidos nos bares goianos.
Os pit dogs fazem parte do patrimônio cultural de Goiás. Esses famosos quiosques de rua que fazem sanduíches na chapa, cremes e sucos são tradição desde a década de 60 em Goiás. Só na capital, existem mais de 1.600!
É a pedida certa da madrugada, já que a maioria deles abre só no final da tarde.
Para uma experiência verdadeiramente goianiense, recomendo os pit dogs que ficam em frente à Catedral de Goiânia.
Continuando nossa lista do que fazer em Goiânia, que tal falar mais de arte?! Sou suspeita, confesso! Conhecer museus e centros culturais em uma nova cidade é quase sempre a minha prioridade.
Goiânia tem alguns museus e centros culturais muito interessantes para conhecer grandes artistas do estado. Nomes como Siron Franco, Antônio Poteiro, Maria Guilhermina, Pitágoras, Oscar Fortunato, Marcelo Solá.
Um dos mais importantes espaços de arte na capital de Goiás é o MAG (Museu de Arte de Goiânia), no Lago das Rosas.
Inaugurado em 1970, é o primeiro museu público municipal de artes plásticas da região Centro-Oeste.
Este é um dos melhores centros culturais da cidade. É vizinho do Teatro Goiânia, no centro da cidade e já recebeu eventos, mostras e exposições dos mais diversos tipos.
Vale a pena ficar de olho na programação.
O Centro Cultural Martim Cerere, na Rua 94, é um espaço cultural alternativo em Goiânia. Ele foi inaugurado em 1988, em um lugar onde ficavam os reservatórios de água do Setor Sul. É palco de shows, espetáculos e diversos festivais.
❗DICA
Para boas dicas culturais em Goiânia, siga o Goiânia Pulsa. Lá você encontrará as melhores dicas do que fazer em Goiânia para aproveitar muito a sua viagem.
E por falar em centros culturais, não deixe de conhecer o belo Centro Cultural Oscar Niemeyer, um dos meus lugares preferidos em Goiânia.
Apesar de ser um pouco afastado do centro da cidade, vale a pena dar um pulinho lá para apreciar a beleza do projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.
Além disso, tem sempre alguma exposição na programação e é um lugar perfeito para assistir ao pôr do sol em Goiânia.
Goiânia é uma das capitais com maior área verde por habitante do Brasil e seus parques, além de serem pontos turísticos, fazem parte do dia-a-dia de quem mora aqui. Seja para se exercitar ou levar a família para um passeio.
Confira a seguir, os melhores parques de Goiânia para aproveitar a natureza ao ar livre.
O Bosque dos Buritis, localizado entre a Av. Assis Chateaubriand e a Alameda dos Buritis, é um dos mais tradicionais parques de Goiânia. É um refúgio verde para caminhar, ver os reflexos se formando na água dos lagos ou mesmo ver uma exposição no MAG.
O Parque Vaca Brava é um dos principais parques de Goiânia. Ele fica na Avenida T-10, no Setor Bueno. Em frente ao Goiânia Shopping. A vista do lago e dos prédios ao fundo é uma das mais bonitas da cidade.
O Parque Flamboyant fica na Rua 15, Jardim Goiás, em uma das melhores regiões da cidade. O parque tem 125 mil metros quadrados e ofecere atividades para crianças e adultos. Tem 2 lagos, parque infantil, ciclovia e até um jardim japonês! É o lugar certo para fazer um piquenique em Goiânia.
O Jardim Botânico de Goiânia fica na Avenida Botafogo, no Setor Pedro Ludovico. Com 1.000.000 de metros quadratdos, é a maior unidade de conservação de Goiânia. Possui um lago, borboletário e um teatro de arena ao ar livre.
Quem gosta de caminhar, poderá se deliciar com as trilhas ecológicas do lugar.
O Lago das Rosas, localizado entre a Alameda das Rosas e a Avenida Anhanguera, é o mais antigo parque de Goiânia. É casa do Zoológico de Goiânia e abriga também um trampolim e muretas em estilo Art déco, lembranças de sua construção na década de 40.
Belo parque em Goiânia, localizado entre Alameda Coronel Eugênio Jardim, Avenidas Americano do Brasil e Edmundo P. de Abreu. É um dos melhores lugares em Goiânia para passear com crianças. Tem parquinho infantil, trilhas na floresta e muitos pássaros e micos, que passam pela gente, desconfiados.
Outra item importante dessa nossa lista de o que fazer em Goiânia é a hospedagem! Como uma das mais importantes capitais da região Centro-Oeste do Brasil, a cidade possui uma excelente rede hoteleira.
Estão presentes em Goiânia grandes redes de hotéis, como: Holiday Inn, Ibis, Comfort Suites e Quality.
Setor Oeste e Jardim Goiás são os melhores bairros para hospedar bem na capital goiana. Bons hotéis em Goiânia, são:
Hotel em Goiânia | Nota no Booking | Preço médio |
Blackinn | ★ 8.9 | R$ 350 |
Leia também: Guia completo de onde ficar em Goiânia
É claro que tomar uma boa cerveja artesanal não poderia estar de fora dessa lista do que fazer em Goiânia.
Experimentar as cervejas locais é praticamente obrigação de todo bom viajante cervejeiro. E em Goiânia, as melhores cervejas artesanais, são:
Épica Brew Pub
É cervejeiro e tá procurando o que fazer em Goiânia? Você tem que conhecer esse pub que faz sua própria cerveja. O lugar parece um bar secreto e oferece dezenas de estilos para os cervejeiros mais exigentes.
Além disso, eles sempre oferecem promoções no happy hour de terça a quinta-feira.
Leia também: Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis
O Memorial do Cerrado é um dos passeios mais legais em Goiânia. O museu fala sobre o relacionamento da sociedade com a natureza e conta as histórias das várias formas de ocupação do Cerrado.
Aqui você poderá visitar um Museu de História Nacional, a Vila Cenográfica de Santa Luzia, uma representação em tamanho real de uma Aldeia Indígena e de um Quilombo. Além de fazer trilhas ecológicas ao ar livre em plena natureza!
Excelente passeio para fazer em Goiânia com crianças. Já anota a dica!
Além do Memorial do Cerrado e dos diversos parques da cidade, conheça outros 3 lugares para incluir no seu roteiro para conhecer Goiânia com crianças:
Goiânia é um dos principais destinos do turismo de compras no Brasil. A cidade é um dos mais importantes polos de moda do país.
Os endereços ideais para quem vem fazer compras em Goiânia, são as tradicionais feiras livres de Goiânia e a Região da 44. Uma espécie de 25 de Março (em São Paulo), com quase 15 mil lojas de roupas, calçados e acessórios são o
As principais feiras em Goiânia, são:
Se você prefere fazer compras em shoppings, os melhores shoppings de Goiânia, são:
Goiânia é conhecida como a capital do sertanejo e é evidente que existem muitos bares e casas noturnas especializadas no estilo. A Velho Texas é um deles.
Porém, a cidade também é conhecida como Goiânia Rock City. E tem tradição em grandes festivais de música alternativa como o Goiânia Noise, o Bananada e o Festival Vaca Amarela.
Para completar essa lista do que fazer em Goiânia, que tal tomar um drink em um dos prédios mais altos do Brasil, a quase 200 metros do solo e com a cidade a seus pés?
O Gra Rooftop fica no Órion Business and Health Complex, no cruzamento da Avenida Portugal com a Avenida Mutirão. E funciona e 17h30 às 23h30 nos domingos e de terça a quinta-feira e até 0h30 na sexta e sávado.
O destaque do menu do bar, no 44º andar do prédio mais alto de Goiânia, são os coktails assinados. Timtim!
Se depois de tanto o que fazer em Goiânia você ainda tiver disposição e mais um ou dois dias de viagem, recomendo fazer um bate-e-volta para algum destino perto da capital. Só para curtir os ares do interior goiano, sabe?!
Os destinos perto de Goiânia mais famosos, são:
Um bate-e-volta diferente a partir de Goiânia são as cachoeiras de Cocalzinho de Goiás. Ou visita a uma vinícola em Itaberaí, a 95km da capital.